Como se fala em inglês? ACHADO NÃO E ROUBADO

Neste post iremos aprender a dizer em inglês uma expressão muito usada no Brasil: “Achado não é roubado”. 

 

Certamente lembramos da infância ao ouvir essa frase. Quem nunca falou isso nas brincadeiras ou até mesmo entre os amigos? 

Aqui no blog sempre frisamos a importância de conseguir se comunicar dinamicamente ao falar inglês. Por isso, é muito importante desenvolver uma naturalidade com o idioma e um bom jeito de fazer isso é aprender a expressar as ideias que você já domina na língua materna. Além disso, esse exercício de aprendizado é importante pois em muitos casos haverá uma forma correspondente similar em inglês! Dessa maneira você estará estudando e aumentando seu vocabulário.

 

A versão em inglês, além do significado parecido com o português, apresenta também uma rima.

“Finders keeperslosers weepers”. 

Essa é a versão maior. Além disso, há também uma versão menor, que é também mais utilizada: “finders keepers”. 

 

Primeiramente vamos entender os termos: to find (achar), to keep (manter, guardar), to lose (perder), to weep (chorar). 

Juntando as peças, a tradução literal seria: Quem acha, guarda; quem perde, chora. Mas o significado é o mesmo em português: “Achado não é roubado”.

Uma curiosidade interessante é que, em alguns lugares do Brasil, podemos encontrar uma variante ainda mais próxima da frase em inglês: “Achou ganhou, perdeu chorou”.

Ainda assim há uma diferença: nesta versão, quem encontra é um “ganhador”, e na versão em inglês é um “keeper“. Este termo, cujo tradução literal seria “mantedor”, ou seja, “quem possui”, não é muito utilizado em português. Originalmente, o uso informal e cotidiano de “keeper” descreve pessoas cuidadosas, que possuem o hábito de conservar seus bens, como não usamos o termo em português, adotamos a alternativa do “vencedor”.

 

Exemplos: 

 1. The rule is simplefinders keepers. 

(A regra é simples: achado não é roubado) 

 

2. This pencil is mine now.  Finders keeperslosers weepers. 

(Esse lápis é meu agora.  Achado não é roubado)

 

Confira outros artigos que te ensinam a falar inglês com naturalidade:

Como se fala em inglês? ACERTAR CONTAS

Como se fala em inglês? AÇÃO JUDICIAL

Close

50% Complete

Dois passos

Lorem ipsum dolor sente-se no meio, consolida um adipiscante de elite, seduzindo ou modificando temporariamente o trabalho e a alíquota de mais dolore.